Fechar

Coordenadores

Ivan Mathias Filho

Ciência da Computação e de Sistemas de Informação

+55 21 3527-1515

Noemi de La Rocque Rodriguez

Engenharia da Computação

+55 21 3527-1500 ramal 4303


Oportunidades

Estágios

Dentro da PUC, o estudante tem a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de maneira mais leve, por meio do sistema de Monitorias. Essa possibilidade de estágio é composta...[+]

Atividades Complementares

Além das horas de aula curriculares, os cursos de graduação exigem 10 (dez) créditos (150 horas) em atividades complementares. Estas são obtidas por meio de Monitorias, Estágios e Cursos. A quantidade...[+]

Programa de Intercâmbio

A PUC, por meio de convênios, oferece diversos tipos de intercâmbio aos seus aluno, desde Intercâmbios de curta duração até Intercâmbios de dupla diplomação. Com duração entre 6 meses e...[+]


Perguntas Frequentes

Algumas disciplinas oferecidas pelo Departamento de Informática têm por objetivo (ignorem o nome SEMINÁRIOS) o desenvolvimento de trabalhos individuais, ou em equipe, sob a supervisão direta de um professor orientador.

Essas disciplinas são as seguintes:

INF1811-SEMINARIO I

INF1812 SEMINARIO II

INF1813 SEMINARIO III

INF1814 SEMINARIO IV

INF1821 PROJETO ORIENTADO I

INF1822 PROJETO ORIENTADO II

INF1823 PROJETO ORIENTADO III

INF1824 PROJETO ORIENTADO IV

O aluno deverá escolher um assunto de seu interesse para realizar estudos mais aprofundados. Ele poderá usar essas disciplinas simplesmente para obter créditos eletivos ou para um primeiro contato com um possível orientador de mestrado. Independentemente dos objetivos, as seguintes regras TÊM de ser observadas:

a) Os professores do quadro principal são os orientadores naturais dessas disciplinas;

b) É responsabilidade do aluno encontrar um orientador que aceite o tema proposto;

c) Caso um aluno se inscreva em uma dessas disciplinas e não encontre quem o oriente ele será obrigado a trancar a disciplina, caso contrário será REPROVADO com grau ZERO;

d) Os alunos inscritos em uma dessas disciplinas terão que preencher um formulário na secretaria informando o nome do orientador e o assunto a ser estudado. Sem o preenchimento desse formulário o aluno não será avaliado e, por conseguinte, será reprovado;

e) A carga de trabalho será proporcional à quantidade de créditos da disciplina na qual o aluno se matriculou;

f) Não há limite estabelecido para cursar créditos em disciplinas de PROJETO ORIENTADO (mais uma vez, ignorem o nome SEMINARIOS), mas a coordenação sugere que não sejam mais do que 8 créditos.

1. Coordenação

A coordenação dos estágios supervisionados está a cargo da professora Melissa Lemos Cavaliére (melissa@inf.puc-rio.br).

2. Dados

A disciplina é oferecida para os alunos de graduação do Departamento de Informática matriculados no curso de Engenharia de Computação, através do código ENG1153, e nos cursos de Ciência de Computação e Sistemas de Informação, através do código INF1920. Para qualquer um dos cursos, a disciplina tem 1 crédito, possui pré-requisito de 160 créditos e o critério de avaliação não é através de grau, mas sim de CP (cumpriu) e NC (não cumpriu).

3. Objetivos

O Departamento de Informática acompanha de perto as etapas de divulgação e realização de estágios supervisionados. Os objetivos são os seguintes:

• Acompanhar o processo de divulgação das oportunidades de estágios. Isso permitirá que o Departamento fique a par das ofertas do mercado, além de possibilitar o não repasse de oportunidades que não estejam de acordo com a lei de estágios.

• Estar mais próximo do aluno, conhecendo seu perfil, seus interesses, as vantagens e desvantagens de cada um dos estágios.

• Divulgar as oportunidades de estágios oferecidas pelos laboratórios temáticos do Departamento de Informática.

• Conscientizar os alunos a estagiar apenas em instituições ou empresas que estejam de acordo com as leis de estágio. Para tanto, o Departamento de Informática conta com o apoio da Central de Estágios da PUC-Rio (CCESP - http://www.ccesp.pucrio.br/departamento/principal/), que se responsabiliza em firmar convênios entre a PUCRio e as instituições e empresas que contratam estagiários, além de dar suporte aos alunos e às empresas e instituições para que as leis de estagio sejam cumpridas.

Departamento de Informática

• Ser uma ponte entre o Departamento de Informática e as instituições e empresas que possuem oportunidades de estágios, facilitando o encontro de um bom estágio para os alunos do Departamento.

• Oficializar o estágio realizado pelo aluno e garantir que a carga horária a ser cumprida seja de pelo menos 160 horas.

3. Atividades a Serem Cumpridas

Os alunos matriculados na disciplina devem cumprir as seguintes atividades:

• Participar de uma palestra onde são expostas as atividades realizadas pelos laboratórios temáticos do Departamento de Informática.

• Fazer um plano de estágio que defina quais as tarefas que serão realizadas.

• Fazer um relatório final de estágio que descreva as atividades desenvolvidas, a área de atuação, as vantagens e desvantagens da experiência de estágio, a contribuição que o estágio trouxe para o aluno e os benefícios alcançados na empresa com o programa de estágio.

• Anexar ao relatório final uma avaliação do supervisor do estágio com a assinatura do mesmo.

• Fazer uma apresentação sobre o estágio realizado.

• Responder a um breve questionário. A análise das respostas permitirá elaborar um levantamento pormenorizado das principais áreas de atuação dos alunos, dos locais (bairros) onde a maioria dos alunos estagia, das principais atividades desenvolvidas pelos alunos e dos aspectos positivos e negativos por eles relatados. Informações adicionais sobre a disciplina de Estágio Supervisionado, além dos modelos de documentos descritos nas seções anteriores, estão disponíveis na página Web da disciplina (http://www.inf.puc-rio.br/~melissa).

Os procedimentos a seguir se destinam aos alunos de Ciência da Computação (currículos 2009.0 e 2009.1) e de Sistemas de Informação (currículos 2009.0, 2010.0 e 2010.1) cujos currículos possuem o grupo ELO0900–ELETIVAS DE ORIENTAÇÃO.

O procedimento para a obtenção de créditos ELO0900 é dividido em duas etapas:

1ª Etapa – o aluno ainda não cursou as disciplinas

1. ALUNO – escolhe uma ou mais disciplinas a serem creditadas como ELO0900.

2. ALUNO – solicita ao coordenador, por e-mail, autorização para cursar as disciplinas escolhidas.

3. COORDENADOR – analisa o pedido e responde ao aluno, por e-mail, autorizando a inscrição nas disciplinas que julgar pertinentes.

2ª Etapa – o aluno foi aprovado nas disciplinas autorizadas

1. ALUNO – preenche o formulário de solicitação de ELO (http://www.inf.puc-rio.br/~coordbac/alunos/Documentos/OficioELO.docx) e o entrega na Secretaria do DI.

2. COORDENADOR – analisa o pedido do aluno e o envia, através de ofício, à DAR.

3. DAR – insere no grupo ELO0900 do aluno as disciplinas informadas no ofício.

Observações:

a. Em princípio, todas as disciplinas INF (exceto as disciplinas introdutórias oferecidas a outros departamentos e as que se encaixarem no item destas observações), inclusive as de pós-graduação, serão aceitas como ELO0900.

b. Disciplinas de outros departamentos serão aceitas apenas se a Coordenação julgar que elas agregam conhecimento ao futuro profissional de computação.

c. Disciplinas que fizerem parte de um domínio adicional oferecido por outro departamento poderão ser aceitas. Nesse caso, entretanto, elas serão classificadas como ELO0900 apenas quando TODAS as disciplinas do domínio adicional tiverem sido cursadas.

d. Não será classificada como ELO0900 uma disciplina que seja equivalente, em termos de conteúdo programático, a uma disciplina já cursada.

Exemplos: MAT1200-ALGEBRA LINEAR I e MAT1210-ALGEBRA LINEAR P/ INF I, INF1636-PROGRAMACAO ORIENTADA OBJETOS e INF1337- LINGUAGEM DE PROGRAMACAO OO, INF1316-SISTEMAS OPERACIONAIS e INF1019-SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO.

e. As regras acima não serão relaxadas em hipótese alguma, mesmo que isso implique em adiamento de formatura.