Cinco áreas da computação que você pode estudar na graduação do DI

Departamento oferece oportunidades nos mais diferentes campos da computação

Imagem: Unsplash

Entretenimento, dados e até bioinformática. Esses são só três de uma diversidade de temas que são ensinados, sob a ótica da computação, aos alunos das graduações do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio.

Voltados para atender as demandas mais atuais do mercado, os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação oferecem um amplo leque para quem sonha com uma carreira em tecnologia. Veja algumas das áreas que os graduandos do DI aprendem ao longo dos cursos:

• Entretenimento Digital

Jogos virtuais são construídos com base em software, e é por isso que o DI oferece as mais diferentes oportunidades para se aventurar nessa área. O ICAD/VisionLab (Laboratório de Visualização, TV/Cinema Digitais e Jogos) é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento que promove a inovação e estuda os conceitos de jogos, efeitos visuais, gamificação e entretenimento digital. O laboratório também cria jogos indie para testar novos modelos de montagem de equipes e processos para a indústria.

• Bioinformática

Você sabia que a computação tem papel crucial em diversos tratamentos médicos? No laboratório BioBD, alunos de graduação podem interagir com estudantes na pós em pesquisas sobre biologia computacional e sistemas de banco de dados. Os trabalhos conduzidos investigam principalmente aspectos relativos à gestão, consistência e acesso eficiente a dados na área de biologia molecular e bases de dados científicas. O laboratório tem parcerias com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBqM UFRJ), garantindo contato interdisciplinar com profissionais da área de biológicas.

• Métodos formais

A biologia não é a única área onde a computação pode atuar em conjunto. No laboratório TecMF, a informática e as ciências humanas andam lado a lado. O TecMF conta com a parceria do Departamento de Filosofia para a condução de projetos em métodos formais. Para definir o que exatamente é uma prova em computação, os pesquisadores do DI trabalham lado a lado com insights de filósofos. O laboratório também estuda Teoria das Categorias e Sistemas Lógicos.

• Computação Gráfica

A computação gráfica tem as mais diferentes aplicabilidades, entre elas o processamento de imagens, visão 3D e realidade aumentada. No instituto Tecgraf, que trabalha em colaboração com a Engenharia Mecânica, Civil e de Produção, são conduzidos trabalhos que contemplam desde a Indústria de Óleo e Gás até a medicina, passando por segurança e até mesmo entretenimento. São diversos projetos que aliam o que é ensinado durante a graduação à prática.

• Ciência de Dados

Ciência de Dados (Data Science) é uma área interdisciplinar que investiga modelos, métodos, processos, algoritmos e diversas outras ferramentas. Dentro dessa área, é possível estudar assuntos como modelagem e análise de grandes volumes de dados. Esse estudo é crucial para viabilizar tecnologias como o streaming, por exemplo. No DI, o Software Science Lab faz pesquisas experimentais na área de Engenharia de Software e Ciência de dados e colabora internacionalmente para progredir nos estudos desse campo da computação.

Se interessou? As inscrições para o vestibular da PUC-Rio já estão abertas! Clique no link e venha fazer parte do DI!

Você também pode saber mais sobre o curso de Ciência da Computação e Engenharia da Computação no nosso canal do YouTube, youtube.com/dipucrio. Inscreva-se e ative as notificações!