Fechar

Novas parcerias, reconhecimento científico, prêmios e financiamento externo: o 2021 do DI

O campus da PUC-Rio. Em 2021, DI começou a testar modelo híbrido.

Departamento expandiu fronteiras para além de barreiras físicas, ampliou a transmissão do conhecimento e conquistou novos reconhecimentos

No ano em que a pandemia atingiu o Brasil com ondas mais duras mas que a vacinação foi permitindo a reabertura gradual de atividades, o Departamento de Informática (DI) conseguiu expandir suas fronteiras para além das barreiras físicas e encontrar  novos caminhos para difundir e gerar conhecimento científico. Parcerias dentro e fora do Brasil, modelos híbridos de aula, novos horizontes de estudo e muitos reconhecimentos marcaram o 2021 para o DI. 

Com a inovação e a tradição como nortes, o Departamento se consolidou ainda mais como centro de ensino de ponta. Em março, o curso de Ciência da Computação conquistou o primeiro lugar na lista de cursos de universidades brasileiras da área que mantêm projetos com a indústria, e na 3ª posição na categoria “pesquisa” do Emerging Economies University Rankings 2021, divulgado pela prestigiosa revista inglesa “Times Higher Education”. O DI também conquistou em 2021 a liderança na América do Sul do CSRankings, o ranking que avalia a produção das principais instituições de ciência da computação do mundo de acordo com métricas objetivas. 

As parcerias foram uma das grandes marcas do Departamento neste ano. Com a Fundação Behring, o DI assinou convênio para dar oito bolsas integrais aos melhores colocados no vestibular para Ciência da Computação, complementando as bolsas de desempenho da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (VRAC) da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio). Foi também através da Fundação Behring que o quadro de professores do DI passou a contar, já em maio de 2021, com o Doutor Jônatas Wehrmann, professor Fundação Behring de Inteligência Artificial

Outra grande parceria de sucesso em 2021 foi feita com o Instituto de Computação (IC) da Universidade de Campinas (Unicamp). Juntos, o IC e o DI criaram o Conexão Rio-Campinas, para promover debates e intercâmbio de conhecimento em tecnologias e computação. Um dos maiores sucessos da parceria foram as lives do Conexão, que receberam nomes nacionais e internacionais como Virgílio Almeida, Ricardo Baeza-Yates e Roshina Hoda

E em 2022 essas parcerias devem aumentar ainda mais. Este ano, o Departamento realizou as primeiras conversas com o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre pós-graduação. Mas o DI também reforçou em 2021 seus laços dentro da PUC-Rio, através da aproximação com o Instituto Gênesis para criar uma parceria em projetos, como a criação do Metaverse lab, uma ação conjunta para  germinação e incubação de novas  startups e auxílio  para permitir a entrada de alguns alunos de baixa renda do Sesc no DI. Outro acordo foi com o CCE para a criação de conteúdo educacional sobre assuntos técnicos  para cursos de especialização remoto e ensino  continuado. 

O modelo híbrido, muito debatido ao longo de 2021, se consagrou como uma das formas de ensino do Departamento, que em 2022 dará aulas também nesse formato. Em novembro, o DI fez primeira reunião de congregação híbrida, com professores participando tanto no modo remoto como outros presencialmente na sala de reunião. 

Os professores do DI também foram destaque em grandes meios de comunicação em 2021. O ano começou com entrevista da professora emérita do DI Clarisse de Souza ao Fantástico, uma das maiores audiências do país. Em reportagem de oito minutos dentro do quadro Mulheres Fantásticas, Clarisse, que é pioneira na área da Interação Humano-Computador (IHC), conversou com a apresentadora do programa, Poliana Abritta, sobre a relação entre pessoas e máquinas. 

Depois que o home office e as operações virtuais se consolidaram, o mercado de Tecnologia da Informação experimentou em 2021 mais um boom de demandas. O diretor do DI, Markus Endler, falou em entrevistas aos jornais O Globo e Correio Braziliense sobre a importância do Ensino Superior para capacitar os profissionais de TI. Endler também deu entrevista ao jornal Valor Econômico sobre as parcerias do DI. 

Os alunos do DI também brilharam em 2021. Nove deles venceram um desafio mundial da Apple: o concurso Swift Student Challenge 2021, da Worldwide Developers Conference (WWDC), conferência anual de desenvolvedores da empresa. O excelente resultado foi notícia na revista Veja Rio

O doutorando Hugo Gualandi recebeu no Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP) o prêmio de melhor trabalho científico pelo artigo “Pallene: A companion language for Lua”, escrito em parceria com o professor do DI Roberto Ierusalimschy. Já Rodrigo Laigner, Mestre pelo DI com orientação do coordenador da pós-graduação, Marcos Kalinowski, recebeu o prêmio de segunda melhor dissertação do país na área de engenharia de software

Também ex-aluna do mestrado também se destacaram: Bianca Teixeira recebeu o segundo lugar no concurso de teses e dissertações do XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, o IHC 202. E o mestrando Gabriel Diniz Junqueira Barbosa conquistou, junto ao professor Hélio Lopes, a Bolsa Faperj Nota 10. Além desses resultados, alunos da pós-graduação foram premiados na Europa por seus trabalhos

Tudo isso e muito mais foi comunicado ao longo do ano nas redes sociais do DI, que se expandiram em 2021. Um dos destaques foi o canal do DI no YouTube, que chegou à marca dos 1.780 inscritos com muitos vídeos de apresentações científicas em conferências, palestras em workshops, defesas de tese, dissertações e de trabalhos finais, além de palestras e entrevistas. 

Foi também através de intensa campanha de divulgação nas redes que o Departamento chegou à melhor relação candidato/vaga da PUC-Rio, com um total de 245 candidatos para o vestibular. Os alunos aprovados neste vestibular, junto aos calouros de 2020 e 2021, ganharam em dezembro um tour pelo campus da PUC-Rio e pelo DI, acompanhados de Markus Endler e outros cinco professores. 

E, para fechar o ano com chave de ouro, o Departamento já adianta outra boa notícia para 2022: a partir de março, o quadro principal do DI deverá contratar uma professora que faz pesquisa em engenharia de software e inteligência artificial e que lecionará na graduação e na pós-graduação.

E o DI promete mais novidades impactantes e distuptivas no ano que vem. Aguardem e até 2022.