Fechar

Parcerias do DI com empresas são destaque no Valor Econômico

Em reportagem, o diretor do DI Markus Endler falou sobre a importância de uma postura proativa para conseguir parcerias

Em reportagem na 1ª página, Markus Endler enfatiza proatividade na busca por colaborações

Leia a Materia Completa

O papel do Departamento de Informática (DI) no desenvolvimento de inovações tecnológicas e na criação de parcerias com o setor empresarial foi destaque no Valor Econômico nesta quarta-feira (16). A reportagem, com foto do diretor do DI, Markus Endler, saiu na primeira página do jornal. A matéria aborda ainda dois outros centros de excelência na zona sul do Rio que também desenvolvem esse tipo de iniciativa, o Tecgraf, da PUC-Rio, e o IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).

 

Endler ressaltou que o Departamento de Informática mantém estreita colaboração com a indústria desde sua criação, em 1967. À frente do DI desde junho de 2020, o diretor buscou organizar o processo de atração de empresas parceiras, com pessoas designadas para visitá-las e explicar as competências do DI. “É uma postura mais pró-ativa”, disse. A reportagem mostrou que o DI tem entre 30 e 40 empresas parceiras atualmente, incluindo Petrobras, Mongeral, LifeMed, Nvidia e NEC. Estas parcerias já renderam investimentos de cerca de R$ 108 milhões no departamento desde 2019.

 

A matéria também destaca o trabalho do Instituto Tecgraf com empresas. O diretor, Marcelo Gattass, contou que o Tecgraf já nasceu com um contrato com a Petrobras, sendo capaz de se sustentar. O instituto tem receita anual de R$ 100 milhões, fruto de 30 contratos em andamento com empresas como Shell, GE, Rede D’Or e a própria Petrobras. Um dos projetos desenvolvidos por Gattass foi o de uma inteligência artificial, criada para a Eneva, capaz de indicar onde pode haver ocorrência de gás natural com base em sísmicas.

 

Como exemplo de resultados desse tipo de parceria do DI da PUC-Rio, a reportagem citou a linguagem de programação Lua, criada pelo DI nos anos 90, que surgiu de uma demanda da Petrobras, que precisava integrar diferentes softwares.

 

Outra instituição citada por avançar na tarefa de apresentar soluções e inovações para questões da indústria foi o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que tem buscado uma maior aproximação com empresas privadas e criou um centro de inovação para isso.

 

Para ler a matéria completa do Valor Econômico clique aqui.

 

LEIA TAMBÉM

http://www.inf.puc-rio.br/blog/noticia/noticia/gattass-relembra-desafios-do-tecgraf-em-projetos-com-a-petrobras

http://www.inf.puc-rio.br/blog/noticia/noticia/linguagem-de-programacao-e-a-ferramenta-de-software-por-excelencia-diz-ierusalimschy

http://www.inf.puc-rio.br/blog/noticia/noticia/linguagem-lua-e-destaque-na-imprensa-devido-ao-sucesso-da-roblox