Andrew Diniz da Costa

Andrew Diniz da Costa é co-autor do livro Automação do Processo de Gerência de Teste de Software, fez escola técnica de informática no IBPI (1999-2001), graduação em Bacharelado de Informática (2002-2006), Mestrado (2006-2008), Doutorado (2008-2012), e pós-doutorado (2013) em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui mais de 20 anos de experiência em projetos de desenvolvimento de software, participando de forma ativa como revisor e palestrante em diferentes conferências nacionais e internacionais, assim como autor de artigos na linha de engenharia de software e educação. Desde os seus 15 anos tem dado aulas de informática para pessoas de diferentes idades, e desde 2003 tem atuado como pesquisador vinculado ao Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio. A partir de 2006 atuou como líder técnico e coordenador de diferentes projetos de desenvolvimento, tornando-se professor do Departamento de Informática da PUC-Rio a partir de 2014, tendo como foco central as seguintes áreas: arquitetura, processos de software, requisitos de software, qualidade de software, metodologias de aprendizado, de ensino, e de trabalho, sistema multiagentes, desenvolvimento mobile e web.

Andrew recebeu o título de Apple Distinguished Educator desde 2023, devido seu uso de tecnologias Apple e a metodologia de aprendizado Challenge Based Learning (CBL) em diversos cenários educacionais (presencial, remoto, e híbrido) atingindo alunos de diferentes cursos de graduação e pós. A partir da sua experiência de uso com a metodologia CBL ele tem procurado levá-la a mais pessoas proporcionando um aprendizado motivador e de impacto. Desde 2014 tem atuado como mentor do programa Apple Developer Academy | PUC-Rio contribuindo com o uso do CBL no programa educacional que tem permitido a formação de centenas de novos desenvolvedores iOS.

Vitor Pinheiro de Almeida

Vitor é professor agregado do departamento de informática da PUC-Rio e pesquisador no Instituto Tecgraf/PUC-Rio. Possui doutorado (2021) em Sistemas Distribuídos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e mestrado (2013) em Teoria da Computação, também pela PUC-Rio. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Stuttgart (Alemanha) com o Institute of Parallel and Distributed Systems (IPVS), coordenado pelo Professor Kurt Rothermel , de março de 2018 a julho de 2019. Além disso, Vitor é membro do comitê técnico de algumas conferências da IARIA (International Academy, Research, and Industry Association) desde 2013.  Suas áreas de interesse incluem Ciência de dados, Sistemas distribuídos, Web Semântica, Representação de conhecimento e raciocínio, Processamento e Raciocínio de Fluxos, Integração de Dados e Computação em Nuvem. Antes de ser estudante de doutorado na PUC-Rio, Vitor trabalhou na IBM Research Brasil por dois anos como membro da equipe de Computação Semântica, e suas pesquisas estavam centradas em Web Semântica e Ontologias. Ele também trabalhou na Petrobras por dois anos no grupo de engenharia de automação, participando de diversos projetos com o objetivo de encontrar soluções para a interoperabilidade de sistemas de engenharia na indústria de petróleo e gás.

Greis Francy Mireya Silva Calpa

Professora assistente do Departamento de Informática da PUC-Rio, Greis Silva Calpa tem participado na orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado em pesquisas nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Realidade Virtual e Machine Learning. Seus interesses de pesquisa incluem a interseção entre IHC e Inteligência Artificial, tais como interfaces inteligentes aplicadas na saúde, indústria e educação; técnicas de ML nos processos de IHC, como modelagem de usuário utilizando ML; design de IHC para sistemas inteligentes; jogos sérios, tecnologias assistivas, interação multimodal e computação afetiva. Greis possui graduação em Licenciatura em Informática pela Universidad de Nariño (Colômbia,
2009), com título revalidado para Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil), fez mestrado em Informática (2012) e doutorado em Ciências – Informática pela PUC-Rio (2016) com ênfase em IHC. Realizou pós-doutorado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e no Departamento de Informática da PUC-Rio. Atuou como pesquisadora e consultora acadêmico-tecnológica no Instituto Tecgraf/PUC-Rio.

Augusto Baffa

Professor do quadro complementar no departamento de informática da PUC-Rio. Mestre em Informática pela Unirio e Doutor em Informática pela PUC-Rio, com especialização MBA em Marketing pela ESPM e MBA em Finanças pela IBMEC. Atua como coordenador de desenvolvimento de jogos eletrônicos (Games) no laboratório ICAD/Visionlab, onde também realiza e pesquisas em Inteligência Artificial com foco em tomadas de decisão com incerteza e IA para jogos eletrônicos.

Marcos Kalinowski

Marcos Kalinowski é professor associado do DI da PUC-Rio, sendo co-fundador e um dos coordenadores do laboratório ExACTa PUC-Rio, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado na área de Engenharia de Software e coordena projetos de PD&I junto a diversas empresas. Criou e coordena os cursos de especialização em Engenharia de Software e Desenvolvimento Full Stack do DI oferecidos via CCEC PUC-Rio.

 

Seus interesses de pesquisa e contribuições científicas se concentram nas áreas de Engenharia de Software para Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Requisitos, Qualidade do Processo e do Produto de Software (com ênfase em Métodos Ágeis) e Engenharia de Software Experimental. A versão do autor de mais de 160 publicações científicas nestas areas está disponível gratuitamente em seu site profissional http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski

 

Foi um dos responsáveis pelo estabelecimento da área de Engenharia de Software para Ciência de Dados. Criou o primeiro curso de extensão sobre o assunto do país em 2021 e publicou internacionalmente o primeiro livro em 2023.

 

Tem publicado regularmente nos principais veículos internacionais da área de Engenharia de Software. Atua como Editor da trilha prática (In Practice Editor) e membro do corpo editorial do Journal of Systems and Software. Tem sido escolhido para presidir comitês científicos de eventos de relevância internacional (e.g., ESEM, PROFES, CIbSE) e atuado regularmente como membro de comitê de programa de diversos dos principais eventos de sua área. É integrante do comitê diretivo do ICSE, ISERN, ESEM e CIbSE. É General Co-Chair do ICSE 2026, sendo responsável por trazer a principal conferência internacional da Engenharia de Software para o Brasil pela primeira vez.

 

Tem destacada atuação em colaborações internacionais de pesquisa. É membro da rede de excelência em pesquisa ISERN (International Software Engineering Research Network). Serviu como professor internacional convidado no programa de doutorado em computação da Universidad de Castilla La Mancha (Espanha) e como professor visitante do programa de doutorado em informática da University of Bari Aldo Moro (Itália).

 

Tem forte inserção na indústria, onde atuou por mais de dez anos, como desenvolvedor, consultor e diretor. Atualmente é senior advisor da equipe técnica do MPS.BR, que é responsável pelo modelo nacional de qualidade de software. É avaliador líder do MPS.BR, tendo conduzido avaliações oficiais de processos de dezenas de empresas de software de diferentes estados do ppaís. Forneceu treinamentos e consultorias para empresas como Americanas, BNDES, Chemtech, CNEN, Dataprev, Eneva, GM5, Oceaneering, ONS, Petrobras, entre outras.

 

Ivan Mathias Filho

Possui graduação em Bacharelado em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas:Orientação a Objetos, Frameworks, Meta-modelo da UML e Ferramentas CASE.

Marco Serpa Molinaro

Marco Serpa Molinaro é professor adjunto da PUC-Rio e tem como principais áreas de atuação a Otimização e Raciocínio Automático e a Teoria da Computação. Seus principais interesses são as áreas de algoritmos sob incerteza e Programação Inteira onde desenvolve suas pesquisas. Marco é graduado em Engenharia da Computação (2005) e Mestre em Informática (2008) pela PUC-Rio e é Doutor em Algorithms, Combinatorics, and Optimization pela universidade Carnegie Mellon (2013).

Sérgio Lifschitz

Professor associado da PUC-Rio, Sérgio Lifschitz tem como ênfase o trabalho em Banco de Dados. Neste meio, seu principal campo é o da Bioinformática, fazendo pesquisas em seu laboratório, o BioBD. Neste ambiente ele tem enfoque apenas em pesquisas, formando parcerias com grandes institutos da área, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  Além das pesquisas, Sérgio também desenvolve projetos em paralelo com outras diversas áreas, não se limitando ao campo científico. Sérgio se graduou em Engenharia Elétrica (1986), fez Mestrado no mesmo setor pela PUC-Rio (1987) e  se tormou doutor em Informática pela École Nationale Supérieure des Telécommunications (ENST Paris) em 1994.

Marcus Poggi

Marcus Poggi é professor associado da PUC-RIo e tem como principal area de atuação a Ciência da Computação com ênfase em Teoria Computacional e Otimização e Raciocínio Automático. Nestes setores faz pesquisas sobre Automação Industrial, Sistemas de Apoio à Decisão, Pesquisa Operacional, Projeto e Análise de Algoritmos e as desenvolve a partir do laboratório Galgos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Elétrica também pela PUC-Rio (1988) e doutorado em Matemática Aplicada pela Ecole Polytechnique de Montreal (1993).