Juliana Alves Pereira é professora do quadro principal do DI da PUC-Rio (Brasil). Ela tem pós-doutorado pela universidade de Rennes, Inria/IRISA (França). Possui Doutorado em Informática pela Universidade de Magdeburg na Alemanha (2018) onde atuou como Professora Assistente de Outubro 2015 a Janeiro 2017. Nos últimos anos, tem servido em Comitês de Programa e Comitês de Organização das principais conferências internacionais de Engenharia de Software e áreas afins, tais como ICSE, ICSME, ICPC, EASE, SPLC, SLE e várias outras. Ela recebeu vários prêmios, distinções e reconhecimentos, tais como Melhor Dissertação de Doutorado de 2018 pela Sociedade Alemã de Informática. Vários de seus artigos receberam distinções nas principais conferências internacionais da sua área, tais como o “ACM Best Paper Award” do SPLC 2021 e ICPE 2020. Possui várias colaborações atualmente com outros grupos de pesquisa internacionais na França (Inria/IRISA), Irlanda (Uni Limerick e Lero), Alemanha (OvGU), Holanda (TU Delft) e Áustria (JKU Linz). Seus projetos de pesquisa são financiados por agências de fomento e por parceiros da indústria de software.
teste Archives
Marcos Kalinowski
Marcos Kalinowski é professor associado do DI da PUC-Rio. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado nas áreas de concentração Engenharia de Software e Ciência de Dados. Seus tópicos de interesse incluem Engenharia de Software para Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Software Experimental, Engenharia de Requisitos e Qualidade do Processo e do Produto de Software. Foi um dos responsáveis pelo estabelecimento internacional da área de Engenharia de Software para Ciência de Dados com diversas publicações pioneiras, tendo criado o primeiro curso de extensão sobre o assunto do país em 2021 e publicado internacionalmente o primeiro livro em 2023. É o coordenador do Software Science Lab e co-fundador e co-coordenador da iniciativa para transformação digital ExACTa PUC-Rio, que aproxima a pesquisa do programa de pós-graduação com empresas que estão em busca de inovação. Tem publicado regularmente nos principais veículos da área de engenharia de software. Atua como Editor da trilha prática (In Practice Editor) e membro do corpo editorial do Journal of Systems and Software. Tem sido escolhido para presidir comitês científicos de eventos de relevância internacional (e.g., ESEM, PROFES, CIbSE) e atuado regularmente como membro de comitê de programa dos principais eventos de sua área. É integrante do comitê diretivo do ICSE, ISERN, ESEM e CIbSE e general co-chair do ICSE 2026. É membro da rede de excelência em pesquisa ISERN (International Software Engineering Research Network). Tem destacada atuação em colaborações internacionais de pesquisa. Mais informações, incluindo a versão gratuita do autor de mais de 160 publicações científicas, podem ser encontradas em http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski
Thibaut Vidal
Thibaut Vidal é professor associado na PUC-Rio e tem área de atuação Otimização e Raciocínio Automático. Nesse meio foca suas pesquisas em otimização combinatoria, metaheurísticas, busca local, programação inteira e dinâmica, com aplicações em logística, gerenciamento da cadeia de suprimentos, produção, telecomunicações e gestão de emergência. Se graduou em Informatics and Applied Mathematics na Ecole Nationale Superieure d’Informatique et de Mathematique Appliques (ENSIMAG, França) (2007), fez Mestrado em Operations Research and Combinatorial Optimization pela Université Joseph Fourier (UJF, França) (2009) e Doutorado em Computers Science and Operations Research na Université de Montreal (UseM, Canadá) (2012). Além disso fez três pós-doutorados, na Universität Wien, UNIVIE, Austria (2013), Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos (2014) e na PUC-Rio em 2015.
Marco Serpa Molinaro
Marco Serpa Molinaro é professor adjunto da PUC-Rio e tem como principais áreas de atuação a Otimização e Raciocínio Automático e a Teoria da Computação. Seus principais interesses são as áreas de algoritmos sob incerteza e Programação Inteira onde desenvolve suas pesquisas. Marco é graduado em Engenharia da Computação (2005) e Mestre em Informática (2008) pela PUC-Rio e é Doutor em Algorithms, Combinatorics, and Optimization pela universidade Carnegie Mellon (2013).
Sérgio Lifschitz
Professor associado da PUC-Rio, Sérgio Lifschitz tem como ênfase o trabalho em Banco de Dados. Neste meio, seu principal campo é o da Bioinformática, fazendo pesquisas em seu laboratório, o BioBD. Neste ambiente ele tem enfoque apenas em pesquisas, formando parcerias com grandes institutos da área, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além das pesquisas, Sérgio também desenvolve projetos em paralelo com outras diversas áreas, não se limitando ao campo científico. Sérgio se graduou em Engenharia Elétrica (1986), fez Mestrado no mesmo setor pela PUC-Rio (1987) e se tormou doutor em Informática pela École Nationale Supérieure des Telécommunications (ENST Paris) em 1994.
Marcus Poggi
Marcus Poggi é professor associado da PUC-RIo e tem como principal area de atuação a Ciência da Computação com ênfase em Teoria Computacional e Otimização e Raciocínio Automático. Nestes setores faz pesquisas sobre Automação Industrial, Sistemas de Apoio à Decisão, Pesquisa Operacional, Projeto e Análise de Algoritmos e as desenvolve a partir do laboratório Galgos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Elétrica também pela PUC-Rio (1988) e doutorado em Matemática Aplicada pela Ecole Polytechnique de Montreal (1993).
Edward Hermann Haeusler
Edward Herman Haeusler é professor associado da PUC-Rio, coordenador do programa de pós-graduação e tem como área de atuação a Ciência da Computação voltada a Computabilidade e Modelos de Computação. Nesse setor pesquisa teoria da prova, proof theory, teoria das categorias, semântica formal e Lógica. Possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Informática também pela PUC-Rio (1990).
Alessandro Garcia
Possui Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atuou como Professor Assistente da Universidade de Lancaster (Inglaterra) de Fevereiro 2005 a Janeiro 2009.
Atuou como membro do Corpo Editorial de dois dos principais periódicos internacionais da sua área: IEEE Transactions on Software Engineering e Journal of Systems and Software. Ele tem sido convidado frequentemente para os Comitês de Programa e/ou Comitês de Organização das principais conferências internacionais de Engenharia de Software e áreas afins, tais como ICSE, FSE, ICSME, MODELS, ICPC, ESEM, e várias outras. Ele recebeu vários prêmios, distinções e reconhecimentos, tais como Melhor Dissertação de Mestrado de 2000 (Sociedade Brasileira de Computação), Melhor Pesquisador do Ano (Lancaster University, 2006), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2009 e 2013), Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2016) e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC, 2009 a 2014). Vários de seus artigos receberam distinções nas principais conferências internacionais da sua área, tais como o “ACM Distinguished Paper Award” do ICSE 2014. Possui várias parcerias atulamente com outros grupos de pesquisa internacionais nos EUA, Inglaterra, Alemanha e Argentina. Seus projetos de pesquisa são financiados por agências de fomento — CNPq, CAPES, FAPERJ e Newton Fund — e por parceiros da indústria de software.
Alberto Barbosa Raposo
Professor associado da PUC-Rio, Alberto B. Raposo tem como ênfase a área de Computação Gráfica e a Interação Humano-Computador. Neste meio, aplica esses conceitos em “jogos sérios”, programas de realidade virtual sem o intuito de entreter, mas sim auxiliar profissionais de diversos campos em seus trabalhos. Também atua nas áreas de Processamento de Imagens e Visão Computacional aplicadas principalmente à Medicina. Estes desenvolvimentos são feitos por meio do laboratório que coordena projetos do Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio. Neste, aplica suas pesquisas no mercado, criando ferramentas para diversos setores, desde a engenharia do petróleo até a fisioterapia, tendo, em alguns casos, parcerias com grandes empresas como a Petrobras, Shell, GE e Embraer. Alberto cursou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde se graduou em Engenharia Elétrica (1994), fez Mestrado (1996) e seu Doutorado (2000).
Marcelo Gattass
Professor titular da PUC-Rio desde 1992 e Vice-Reitor para Assuntos de Desenvolvimento, Marcelo Gattass tem como ênfase em suas pesquisas a área de Processamento Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Visualização, Simulação Numérica, Realidade Aumentada, Modelagem Geométrica e Visão Computacional. Além disso, aplica-as em projetos de seu laboratório, auxiliando os profissionais de diversos setores, como medicina e engenharia do petróleo, na solução de seus problemas. Marcelo possui graduação (1975) e mestrado (1977) em Engenharia Civil pela PUC-Rio e doutorado Ph.D. (1982) em Engenharia Civil pelo Programa de Computação Gráfica da Cornell University, USA.