José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Alberto Sardinha concluiu sua graduação em Engenharia de Computação (1997) na PUC-Rio, e depois concluiu o mestrado (2001) e doutorado (2005) em Informática na mesma instituição. Ele é um pesquisador na área de Inteligência Artificial (IA), onde tem se envolvido em diversos tópicos de IA, como Sistemas Multi-Agentes, Aprendizado de Máquina e Modelos de Decisão sob Incerteza. Realizou um pós-doutorado na Carnegie Mellon University, onde fez parte da equipe que desenvolveu um sistema multi-agente para comércio eletrônico. Além disso, conquistou o primeiro lugar na Trading Agent Competition, uma prestigiada competição que reúne os principais pesquisadores em IA de instituições como CMU, Brown, Cornell, Michigan e Harvard. Alberto recebeu uma bolsa Marie Curie da União Europeia, conduzindo pesquisas em sistemas multi-agentes e aprendizado de máquina na Lancaster University.

Ele orientou vários estudantes de mestrado e doutorado que seguiram carreiras em grandes empresas de tecnologia (como Google, IBM e Microsoft). Alberto possui uma vasta experiência em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. Como coordenador, obteve projetos altamente competitivos de agências de fomento internacionais, incluindo a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e a Air Force Office of Scientific Research dos EUA. Ele participou ativamente de projetos apoiados por agências de fomento e parceiros industriais, como a Comissão Europeia, CAPES, FAPERJ, CNPq, Petrobras e SAP. Seus trabalhos de pesquisa foram apresentadas em conferências e periódicos internacionais renomados, como ACL, AAMAS, IROS, EJOR, CL e JAAMAS.

Paulo Ivson Netto Santos

Além de ser professor do Departamento de Informática da PUC-Rio, Paulo Ivson atua também no Instituto Tecgraf da universidade, onde participa de projetos de P&D&I produzindo softwares técnico-científicos para as indústrias de Óleo e Gás, Construção Civil, Manufatura e Logística. Os projetos envolvem colaborações com demais professores e órgãos da PUC-Rio como, por exemplo, os Departamentos de Informática, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial e Engenharia Civil, além de startups do Instituto Gênesis. Nesta atuação, Paulo Ivson promove a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras baseadas em conceitos da Indústria 4.0 e Building Information Modeling (BIM), como Gêmeos Digitais, com o objetivo de tornar mais eficientes e ecossustentáveis as etapas de projeto, construção e gestão do ciclo de vida de ativos. Paulo Ivson é Doutor (2018) e Mestre (2008) em Informática com ênfase em Computação Gráfica pela PUC-Rio, tendo se graduado em Engenharia de Computação pela PUC-Rio (2006).

Greis Francy Mireya Silva Calpa

Professora assistente do Departamento de Informática da PUC-Rio, Greis Silva Calpa tem participado na orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado em pesquisas nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Realidade Virtual e Machine Learning. Seus interesses de pesquisa incluem a interseção entre IHC e Inteligência Artificial, tais como interfaces inteligentes aplicadas na saúde, indústria e educação; técnicas de ML nos processos de IHC, como modelagem de usuário utilizando ML; design de IHC para sistemas inteligentes; jogos sérios, tecnologias assistivas, interação multimodal e computação afetiva. Greis possui graduação em Licenciatura em Informática pela Universidad de Nariño (Colômbia,
2009), com título revalidado para Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil), fez mestrado em Informática (2012) e doutorado em Ciências – Informática pela PUC-Rio (2016) com ênfase em IHC. Realizou pós-doutorado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e no Departamento de Informática da PUC-Rio. Atuou como pesquisadora e consultora acadêmico-tecnológica no Instituto Tecgraf/PUC-Rio.

Juliana Alves Pereira

Juliana realizou pós-doutorado na universidade de Rennes, Inria/IRISA (França). Possui doutorado com distinção (summa cum laude) em Engenharia de Software pela Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg (OvGU) na Alemanha (2018). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Juliana lidera um grupo de pesquisa focado em explorar aplicações de Aprendizado de Máquina, Explicabilidade, Aprendizado por Transferência, Inteligência Artificial Generativa, Aprendizado Profundo, Processamento de Linguagem Natural, e Sistemas de Recomendação em contextos relacionados à Qualidade de Software e Aspectos Humanos. Juliana tem servido em Comitês de Programa e Comitês de Organização das principais conferências internacionais de Engenharia de Software e áreas afins, tais como ICSE Demo, SANER, MSR, ICSME, ICPC, EASE, SPLC, SLE e várias outras. Pelo reconhecimento às suas contribuições para a Engenharia de Software internacionalmente, Juliana recebeu o prêmio de melhor Tese de doutorado (Dissertationspreis) pela OvGU em novembro de 2018, e foi indicada ao GI-Dissertationspreis 2018 organizado pela Sociedade Alemã de Informática e realizado no Schloss Dagstuhl. Vários de seus artigos receberam distinções nas principais conferências internacionais da sua área, tais como o “ACM Best Paper Award” do SPLC 2021 e o “ACM Best Paper Award” do ICPE 2020. Em 2022, Juliana recebeu o prêmio de artigo mais influente do CBSoft pela Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pelo artigo publicado no SBCARS 2013, em reconhecimento ao seu impacto internacional e nacional para a Engenharia de Software nos últimos 10 anos. Juliana possui várias colaborações atualmente com grupos de pesquisa nacionais e internacionais. Atualmente Juliana é membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e do grupo de pesquisa LES/OPUS.

Marcos Kalinowski

Marcos Kalinowski é professor associado do DI da PUC-Rio, sendo co-fundador e um dos coordenadores do laboratório ExACTa PUC-Rio, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado na área de Engenharia de Software e coordena projetos de PD&I junto a diversas empresas. Criou e coordena os cursos de especialização em Engenharia de Software e Desenvolvimento Full Stack do DI oferecidos via CCEC PUC-Rio.

 

Seus interesses de pesquisa e contribuições científicas se concentram nas áreas de Engenharia de Software para Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Requisitos, Qualidade do Processo e do Produto de Software (com ênfase em Métodos Ágeis) e Engenharia de Software Experimental. A versão do autor de mais de 160 publicações científicas nestas areas está disponível gratuitamente em seu site profissional http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski

 

Foi um dos responsáveis pelo estabelecimento da área de Engenharia de Software para Ciência de Dados. Criou o primeiro curso de extensão sobre o assunto do país em 2021 e publicou internacionalmente o primeiro livro em 2023.

 

Tem publicado regularmente nos principais veículos internacionais da área de Engenharia de Software. Atua como Editor da trilha prática (In Practice Editor) e membro do corpo editorial do Journal of Systems and Software. Tem sido escolhido para presidir comitês científicos de eventos de relevância internacional (e.g., ESEM, PROFES, CIbSE) e atuado regularmente como membro de comitê de programa de diversos dos principais eventos de sua área. É integrante do comitê diretivo do ICSE, ISERN, ESEM e CIbSE. É General Co-Chair do ICSE 2026, sendo responsável por trazer a principal conferência internacional da Engenharia de Software para o Brasil pela primeira vez.

 

Tem destacada atuação em colaborações internacionais de pesquisa. É membro da rede de excelência em pesquisa ISERN (International Software Engineering Research Network). Serviu como professor internacional convidado no programa de doutorado em computação da Universidad de Castilla La Mancha (Espanha) e como professor visitante do programa de doutorado em informática da University of Bari Aldo Moro (Itália).

 

Tem forte inserção na indústria, onde atuou por mais de dez anos, como desenvolvedor, consultor e diretor. Atualmente é senior advisor da equipe técnica do MPS.BR, que é responsável pelo modelo nacional de qualidade de software. É avaliador líder do MPS.BR, tendo conduzido avaliações oficiais de processos de dezenas de empresas de software de diferentes estados do ppaís. Forneceu treinamentos e consultorias para empresas como Americanas, BNDES, Chemtech, CNEN, Dataprev, Eneva, GM5, Oceaneering, ONS, Petrobras, entre outras.

 

Thibaut Vidal

Thibaut Vidal é professor associado na PUC-Rio e tem área de atuação Otimização e Raciocínio Automático. Nesse meio foca suas pesquisas em otimização combinatoria, metaheurísticas, busca local, programação inteira e dinâmica, com aplicações em logística, gerenciamento da cadeia de suprimentos, produção, telecomunicações e gestão de emergência. Se graduou em Informatics and Applied Mathematics na Ecole Nationale Superieure d’Informatique et de Mathematique Appliques (ENSIMAG, França) (2007), fez Mestrado em Operations Research and Combinatorial Optimization pela Université Joseph Fourier (UJF, França) (2009) e Doutorado em Computers Science and Operations Research na Université de Montreal (UseM, Canadá) (2012). Além disso fez três pós-doutorados, na Universität Wien, UNIVIE, Austria (2013), Massachusetts Institute of Technology, MIT, Estados Unidos (2014) e na PUC-Rio em 2015.

Marco Serpa Molinaro

Marco Serpa Molinaro é professor adjunto da PUC-Rio e tem como principais áreas de atuação a Otimização e Raciocínio Automático e a Teoria da Computação. Seus principais interesses são as áreas de algoritmos sob incerteza e Programação Inteira onde desenvolve suas pesquisas. Marco é graduado em Engenharia da Computação (2005) e Mestre em Informática (2008) pela PUC-Rio e é Doutor em Algorithms, Combinatorics, and Optimization pela universidade Carnegie Mellon (2013).

Sérgio Lifschitz

Professor associado da PUC-Rio, Sérgio Lifschitz tem como ênfase o trabalho em Banco de Dados. Neste meio, seu principal campo é o da Bioinformática, fazendo pesquisas em seu laboratório, o BioBD. Neste ambiente ele tem enfoque apenas em pesquisas, formando parcerias com grandes institutos da área, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  Além das pesquisas, Sérgio também desenvolve projetos em paralelo com outras diversas áreas, não se limitando ao campo científico. Sérgio se graduou em Engenharia Elétrica (1986), fez Mestrado no mesmo setor pela PUC-Rio (1987) e  se tormou doutor em Informática pela École Nationale Supérieure des Telécommunications (ENST Paris) em 1994.

Marcus Poggi

Marcus Poggi é professor associado da PUC-Rio e tem como principal área de atuação a Ciência da Computação com ênfase em Teoria Computacional e Otimização e Raciocínio Automático. Nestes setores faz pesquisas sobre Automação Industrial, Sistemas de Apoio à Decisão, Pesquisa Operacional, Projeto e Análise de Algoritmos e as desenvolve a partir do laboratório Galgos. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Elétrica também pela PUC-Rio (1988) e doutorado em Matemática Aplicada pela Ecole Polytechnique de Montreal (1993).

Edward Hermann Haeusler

Edward Herman Haeusler é professor associado da PUC-Rio, coordenador do programa de pós-graduação e tem como área de atuação a Ciência da Computação voltada a Computabilidade e Modelos de Computação. Nesse setor pesquisa teoria da prova, proof theory, teoria das categorias, semântica formal e Lógica. Possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1983), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Informática também pela PUC-Rio (1990).